Práticas e Instrumentos para Inovação

Serviços
Práticas e Instrumentos para Inovação

Avaliação e desenho do modelo de inovação

O modelo de inovação é singular para cada empresa e seu desenho envolve o diagnóstico aprofundado da situação corrente da inovação, como é a organização da empresa para a geração de inovação, quais as metas alcançadas e ainda para alcançar, como podem ser avaliadas e redefinidas.

Um modelo de inovação contém os elementos necessários para dinamizar a estratégia empresarial da empresa desde o planejamento PD&I, com o correto posicionamento das atividades em termos de escopo e escala, até a mobilização dos recursos e ativos complementares necessários.

A avaliação realizada leva em conta o estudo das dinâmicas setoriais do ambiente empresarial e de inovação e é conduzida com o envolvimento estruturado de pessoal da empresa, análise de informações existentes, entrevistas em profundidade e reuniões com a equipe dirigente.

As entrevistas e debates com os dirigentes, em especial, são momentos muito ricos para reflexão e capacitação sobre o tema inovação e suas repercussões, imediatas e de longo prazo.

Estruturação de mapa estratégico

A estruturação de um mapa estratégico auxilia na escolha de uma abordagem com maior probabilidade de sucesso, observando o cenário diversificado onde existam alternativas promissoras. Os mapas estratégicos capturam o pensamento da equipe de gestão de forma rica e objetiva, tornando a comunicação interna eficaz.

Essas ferramentas são utilizadas para obter e comunicar a forma de agir e de se portar, ajudar a gerência de esforços para posterior melhoria de desempenho, observar o ambiente complexo, levantar discussões acerca de operações e melhores abordagens e esquematizar escolhas e métodos de investimento.

Desenho organizacional

Um desenho organizacional adequado – em empresas que estão se planejando para a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação – é essencial. Conseguir criar uma estrutura que transmita a estratégia e os valores da organização pelos ramos de sua estrutura é um desafio: estruturas muito rígidas podem minar a criatividade e assertividade dos colaboradores, assim como estruturas livres prejudicam a produtividade do grupo e a aderência à estratégia maior.

A observação crítica externa e a análise vivencial dos consultores da Elabora, na empresa, fazem com que ela receba uma estrutura planejada com elevado grau de adequação, o que evita a geração de conflitos internos por desalinhamento entre áreas e níveis hierárquicos.

Mobilização de recursos de financiamento

A captação de recursos é parte essencial no planejamento PD&I. A equipe da Elabora conta com especialistas com experiência em agências de fomento à pesquisa e à tecnologia, que podem auxiliar na elaboração de propostas aderentes às políticas operacionais junto aos principais organismos de fomento federais (BNDES, Finep) e estaduais (como as Fundações de Amparo à Pesquisa) e na prospecção de financiadores. A elaboração de relatórios consistentes das atividades de PD&I reduz os riscos de perda dos incentivos associais à Lei da Inovação.

Inovação para sustentabilidade

Alcançar o estado de sustentabilidade é um desafio que exige a integração de soluções ambientais, sociais e econômicas. A viabilização de novas tecnologias, modelos de negócios e novos valores no relacionamento entre pessoas, meios de produção e o ambiente físico são conceitos que não se harmonizam facilmente com a forma do desenvolvimento econômico atual.

Nossa empresa está comprometida com as novas agendas de renovação e inovação, ajudando a conceber novas formas de pensar e de agir, apoiando empresas e outros agentes da sociedade na formulação de estratégias que tenham a sustentabilidade como referência central.

Alinhamento com outras áreas corporativas

A sinergia entre todas as áreas dentro da organização e do projeto é fundamental. No planejamento para PD&I ela significa o alinhamento das estratégias com outras áreas corporativas.

É comum que as áreas estejam todas na mesma base hierárquica, mas suas atividades podem não dialogar e interagir de maneira eficiente. Com a promoção do seu alinhamento, a mobilização das pessoas é maior e os resultados, mais efetivos.

Para poder apoiar as negociações e estabelecer os vínculos e interações mais adequadas entre as áreas, a Elabora analisa e sistematiza de modo abrangente o fluxo de informações interno com sua participação ativa, conhecendo a fundo a cultura da empresa.

Gestão do conhecimento

O conhecimento de uma organização é um dos seus ativos mais importantes e de mais difícil medida. É também um dos mais difíceis de gerenciar, pois pode estar ao mesmo tempo difuso pela organização e em parte depositado em poucas pessoas.

As ferramentas e os modelos voltados à gestão do conhecimento e à aprendizagem organizacional, não só para cuidar do conhecimento disponível como também para gerar novos conhecimentos para atender a demandas emergentes, são fundamentais para a obtenção de resultados e a criação de valor.

Auxiliamos nossos clientes a melhor conhecer e tratar desta questão complexa, sempre levando em conta que a maior riqueza, e também o maior desafio, está na mobilização de pessoas, que detêm profundos conhecimentos (operacionais, estruturais, gerenciais e de execução) intrínsecos à organização.

Gestão da propriedade intelectual

A propriedade intelectual é uma dimensão vital dentro da definição de estratégias para inovação e exige pessoas capacitadas para que os processos decisórios e gerenciais sejam bem delimitados. A decisão da empresa de proteger e gerir seus ativos de propriedade intelectual pode ser motivada por diversas razões, tais como fortalecer sua posição competitiva, criar novas bases de desenvolvimento, agregar valor à imagem, fortalecer parcerias, entre outras. Essa decisão é auxiliada pelos nossos profissionais, que estão preparados para lidar com gestão de PI.

Estudos de viabilidade técnica e econômica

Os estudos de viabilidade técnica e econômica são realizados em projetos em fase de avaliação e trazem, como principal benefício, a visualização das projeções de forma quantitativa. Mostram também o real potencial de retorno do investimento (ROI) baseado em hipóteses de projeção de receitas, custos e investimentos sob a forma de análise de indicadores financeiros.

Nossa empresa conta com uma equipe que analisa quantitativamente dados, baseando-se e simulando de modo fundamentado hipóteses do ambiente.

Fale conosco
contato@elaboraconsultoria.com.br