Equipe

Institucional
Equipe

joao-furtado

João Furtado

Bacharel e Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especializado em Estratégias e Políticas Industriais e Tecnológicas pela Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), Doutor em Economia pela Université Paris 13, França (PARIS-XIII).

É Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Foi professor da Unesp (Campus de Araraquara), onde fundou e coordenou as atividades do Grupo de Estudos em Economia Industrial (1998-2005), e foi responsável pelo Diretório da Pesquisa Privada e pelo Observatório de Estratégias para a Inovação, coordenando projetos que radiografaram as trajetórias de inovação de 500 empresas em todo o Brasil. Foi assessor da Diretoria da Finep (1999-2002) e da Diretoria de Planejamento do BNDES (2005-2007), assessor do Congresso Nacional durante a CPI que investigou as “Causas e consequências do atraso industrial e tecnológico brasileiro” (1991-1992). Foi coordenador da área de inovação tecnológica da FAPESP (2007-2013). É Sócio-fundador e Diretor da Elabora Consultoria e Participações.


daniel-lapolla

Daniel Lapolla

Bacharel em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica Campinas (PUCCAMP).

Com 13 anos de atuação profissional nas áreas de desenvolvimento, automação, engenharia de software e gestão. Supervisionou equipes de desenvolvimento de software e de sistemas computacionais e liderou equipes de pesquisa em projetos de P&D ligados à FAPESP e a outros programas públicos. Coordena as equipes da Elabora P&D responsáveis pelo desenvolvimento e construção bases de dados de cunho científico-tecnológico e suas ferramentas exploratórias e de mineração de texto. Possui uma trajetória bem sucedida de empreendedor na área de tecnologia.


ana-flavia

Ana Flávia Ferro

Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Pesquisadora associada do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação – GEOPI na Unicamp (2005-presente), já atuou em projetos de pesquisa e consultoria em gestão de PD&I para os setores de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, elétrico, agrícola e de saneamento. Foi pesquisadora na área de Gestão de Parcerias e Inovação Tecnológica na Natura Inovação e Tecnologia de Produtos LTDA, como responsável pela integração da equipe de implementação da estratégia de inovação aberta da empresa (2006-2007). Participou da concepção e organização do primeiro Open Innovation Seminar, realizado no Brasil em 2008. Foi membro-fundador da empresa Junior de biologia da Unicamp, AlphaBio (1999-2001). Sócia e consultora da Elabora Consultoria, coordena estudos nas áreas de estratégias corporativas, sustentabilidade, planejamento e gestão da PD&I, redes e parcerias tecnológicas e inovação aberta.


diane-teo

Diane Teo de Moraes

Engenheira Agrônoma e Mestre em Microbiologia Agropecuária pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-doutora no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol .

Atua na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação desde 2009, onde coordenou projetos para desenvolvimento de novos produtos, elaboração de modelos de negócios e captação de recursos financeiros para inovação (agências nacionais de fomento à pesquisa). Foi consultora técnica da Agência de Inovação da Unicamp (2010-2012). Consultora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Elabora Consultoria e Participações, onde também lidera projetos internos de inovação.


eduardo-urias

Eduardo Urias

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutorando em Economia e Políticas Públicas pela Universidade da ONU em Maastrich, Holanda (UNU-MERIT).

Possui competências em elaboração e emprego de indicadores bibliométricos baseados em patentes e publicações científicas para a análise do posicionamento estratégico de empresas em termos inovativos, bem como para análises comparativas entre países com relação às respectivas bases de conhecimento em diferentes campos tecnológicos. Sócio da Elabora Consultoria, é especialista em temáticas relacionadas ao uso de matérias-primas renováveis no setor industrial e de energia. Tem desenvolvido estudos relacionados ao avanço tecnológico em biocombustíveis de segunda e terceira gerações, bem como os programas públicos (nacionais e internacionais) e as estratégias empresariais subjacentes a esse processo.


guilherme-marques

Guilherme Marques

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Mestre e Doutorando em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

É membro do Grupo de Estudos em Economia Industrial – (GEEIN/UNESP) e foi colaborador do Grupo de Estudos em Inovação e Desenvolvimento (GEID/POLI/USP). Está na Elabora desde 2009 e é consultor associado desde 2011. Trabalha na execução e na gerência de projetos em temas relacionados ao mundo da ciência, da tecnologia e da inovação. Tem dedicado atenção especial a indústrias nas quais produtos e processos pautados no uso de recursos renováveis têm ganhado atenção, seja de empresas, de consumidores ou de tomadores de decisão política.


felipe-augusto

Felipe Augusto

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Possui competências em análise de variáveis macroeconômicas, com ênfase em seu comportamento e respectivos impactos setoriais, além de seus desdobramentos inter- setoriais derivados da estrutura econômica. Consultor da Elabora Consultoria, tem experiência em estudos relacionados a análises regionais para concepção de políticas públicas, também em pesquisa, desenvolvimento e inovação. É também sócio da Elabora Editora.


priscila-socoloski

Priscila Socoloski

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Engenheira Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Atua na área de pesquisa e desenvolvimento industrial desde 2004, com experiência em indústrias dos setores químico, metalúrgico, médico e de bens de consumo, onde atuou no desenvolvimento e aprimoramento de produtos e processos, na gestão de projetos e pessoas, e na implantação de programas de gestão da qualidade e inovação. Desenvolveu projeto de pesquisa no Instituto Fraunhofer IFAM – Institut für Fertigungstechnik und Angewandte Materialforschung na Alemanha (2013). É Consultora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Elabora Consultoria.


gabriel-cavalcanti

Gabriel Cavalcante

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mestre e Doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Atualmente é responsável pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da Elabora Consultoria e Participações Ltda. atuando na estruturação e análise de grandes bases textuais para o desenvolvimento de software e criação de valor.


guilherme-vaz

Guilherme Vaz

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), Graduando Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP).

Trabalhou com pesquisa de preços em transporte para desenvolvimento de relatórios de cunho econômico, no setor de transporte público pela FIPE. Atuou no monitoramento de carteira de ativos e análise estatística do mercado na InvestPort. Iniciou seu trabalho na Elabora Consultoria em 2013, tornando-se sócio e analista setorial em 2015.


andrei-grespan

Andrei Grespan

Engenheiro Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Tem desenvolvido projetos, sobretudo, da área de mecanização agrícola e beneficiamento de produtos agrícolas. É também sócio da Pergaminno, uma empresa startup de tecnologia agrícola nascida dos trabalhos da Elabora em parceria com a Cooxupé e com apoio da FAPESP.


francisco-carvalho

Francisco Carvalho

Bacharelando em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Graduando em economia pela UNICAMP, tem estudos em matemática na mesma universidade antes de mudar de curso. Trabalha na Elabora desde fevereiro de 2013 e já participou de diversos projetos de consultoria e desenvolvimento de software.

Atualmente trabalha com análise de dados.


guilherme-venturin

Guilherme Venturin

Bacharel em Administração e Gestão de Comércio Internacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Possui experiência acadêmica em Negócios Internacionais na Universidad Nacional Mayor de San Marcos em Lima, no Peru, onde também concluiu cursos de empreendedorismo e práticas de comércio internacional. É responsável pelo departamento comercial da Elabora Editora e fornece suporte de informações para os projetos da Elabora Consultoria.


danilo-moreira

Danilo Simões

Bacharelando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), Duplo Diplomando em Engenharia Mecânica e Industrial pela Arts et Métiers ParisTech, França (ENSAM).

Durante o ensino secundário, participou de diversas olimpíadas acadêmicas, que culminaram na representação do país no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) em 2012. Durante a graduação desenvolveu pesquisa na área de exploração de petróleo e em dinâmica dos fluidos. Tem experiência no mercado financeiro e atua como analista na Elabora Consultoria desde 2014.


andre-amaral

André Amaral

Bacharelando em Ciências da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE).

Durante a graduação desenvolve pesquisa em Engenharia de Software e também tem experiÊncia como programador em projetos de desenolvimento de software. Na Elabora, exerce a função de programador e fornece suporte de TI para diversos projetos e atividades de consultoria.


vivane-margiota

Viviane Margiota

Bacharel em Economia Empresarial e Controladoria, com habilitação em Economia e em Contabilidade pela Universidade de São Paulo – FEARP (USP). Cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de São Paulo – ESALQ (USP), Mestranda em Controladoria Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE).

Atua como Coordenadora Técnico Administrativo Financeiro na Elabora Consultoria e Participações.